Ortóptica
A palavra “Ortóptica” tem origem no grego: orthos = direito + optikos = olhos: Ortóptica portanto significa “olhos direitos” ou olhos “alinhados”.
O termo Ortóptica, surgiu para denominar a prática, iniciada no final do século XIX, na Inglaterra, que utilizava técnicas não-ópticas, não cirúrgicas e não farmacológicas para o tratamento dos estrabismos.
Na sua origem a Ortóptica é ciência que diagnostica e trata os distúrbios da visão binocular, proporcionando uma melhor interação entre o indivíduo e o mundo que o cerca vez que a visão binocular é, grosso modo, o uso simultâneo dos olhos possibilitando a união das imagens de cada olho e proporcionando benefícios como a visão estereoscópica, popularmente conhecida como visão em terceira dimensão.
A Ortóptica atualmente abrange os métodos de avaliação motora e sensorial dos estrabismos e desordens da visão binocular, avaliação das funções visuais, assim como o tratamento clínico que visa o desenvolvimento ou o aprimoramento do sistema visual como um todo e, quando possível, restabelecendo sua normalidade ou melhorando o uso da visão binocular através de exercícios e técnicas específicas.
Na área da Baixa Visão a Ortóptica está presente em equipes Multidisciplinares de Habilitação e Reabilitação Visual, na Avaliação das Funções Visuais e da visão Residual, nas terapias de Intervenção Precoce , na adaptação de recursos não-ópticos e na adaptação dos recursos ópticos, sendo estes prescritos pelo Oftalmologista.
Nos últimos anos a expansão da Tecnologia em Saúde abriu um novo e vasto campo de atuação da Ortóptica também na Oftalmologia diagnóstica, na realização de exames diagnósticos complementares.
O ortoptista é o profissional graduado em Ortóptica que executa o exame ortóptico.
O teste ortóptico (ou exame ortóptico) permite identificar, quantificar e qualificar as anomalias sensoriais da visão e da motilidade ocular e, por meio deste exame, é realizada a avaliação sensório-motora da visão binocular e tratamento clínico para seus distúrbios, quando indicados, até a avaliação motora de estrabismos, suas medidas nas várias posições do olhar, auxiliando no diagnóstico e tratamento pelo médico oftalmologista
CONSELHO BRASILEIRO DE ORTÓPTICA
PRESIDENTE
CLAUDINEIA MIRANDA DUTRA
Piracicaba - SP CBOrt 1194/0347
VICE-PRESIDENTE
ANDREA PULCHINELLI FERRARI
São Paulo - SP CBOrt 0902/006
TESOUREIRA
SILVIA CHUFFI
Joinville - SC CBOrt 0701/0012
COORDENADORA CIENTIFICA & PUBLICAÇÕES
KELI ROBERTA MARIANO MATHEUS
Diadema - SP CBOrt 1298/0366
1° SECRETÁRIA
VALÉRIA MENDES AKIAU
Santos - SP CBOrt 0484/0256
2° SECRETÁRIA
ANA PAULA BRAGA
São Paulo - SP CBOrt 0501/0002
REPRESENTANTE BRASIL IOA
MARCIA MELO DE OLIVEIRA RASSI
Goiânia - GO CBOrt 0482/00231
CBOrt - Conselho Brasileiro de Ortóptica
Av. Paulista 1159, 2° andar, Conjunto 201 - São Paulo/SP - CEP 01311-921 | secretaria.cbort@gmail.com
Todos os direitos reservados ®2024 - Wdias Designer